A Tyson Foods, maior empresa da pecuária dos Estados Unidos, comprou recentemente 5% da empresa vegana Beyond Meat (Além da Carne). A Beyond Meat é famosa por ter criado um hambúrguer chamado Beyond Burger (Além do Hambúrguer) que é idêntico ao de carne, mas totalmente vegano (sem nada de origem animal).
O Beyond Burger é tão parecido com o de carne em aparência e gosto que está sendo vendido nos supermercados dos Estados Unidos na mesma seção onde se encontra as carnes de origem animal. Quem experimenta diz que é realmente impressionante e o produto tem conquistado a mídia norte-americana e celebridades.
Sabendo que esse tipo de produto pode de fato revolucionar o mercado de alimentos, a Tyson Foods comprou 5% da Beyond Meat por uma quantia não revelada. Sobre a aquisição, a vice-presidente sênior da Tyson Foods, Monica McGurk, foi categórica: “Nós achamos que este é um produto que vai mudar o mercado e que vai nos dar visibilidade nessa parte dos negócios alimentícios que tem crescido rápido.” – disse Monica ao jornal New York Times .
O investimento de uma líder pecuarista em uma empresa vegana causa estranhamento e bastante desconfiança. Para Michele Simon, diretora-executiva da Plant Based Foods Association (“Associação das Empresas Alimentícias Totalmente Vegetais”, em tradução livre), há duas formas de encarar essa nova realidade. “A visão mais positiva é que isso significa que a indústria da carne está mudando das carnes de origem animal para as carnes vegetais, mas eu não acho que nós sabemos se é este o caso ainda – isso poderia também ser um jeito de distrair a atenção sobre o negócio industrial de carne deles.” – disse Michele.
Ethan Brown, fundador e presidente da Beyond Meat, admite que receber o investimento de uma empresa pecuarista vai soar estranho para boa parte dos consumidores, especialmente para os veganos.
“Eu espero, porém, que os veganos enxerguem isso como parte de um plano de ação para sair da seção de produtos alternativos do supermercado para entrar em uma discussão de igual para igual com o consumidor.” – disse Ethan.
A representante da Tyson Foods, Monica McGurk, disse que a empresa não pretende com o investimento produzir ou distribuir os produtos veganos pelos Estados Unidos. “O investimento para nós não se trata de escolher entre um tipo de proteína ou outro, se trata de somar. Esta é apenas uma outra forma para os consumidores desfrutarem de proteína como parte de sua dieta diária.” – disse.
A vice-presidente sênior da Tyson Foods fez questão, portanto, de dizer que a Tyson Foods não enxerga a Beyond Meat ou outros produtos veganos como uma ameaça ao mercado de carnes. Mas, ao mesmo tempo, ela reconheceu que o Beyond Burger é um produto que vai mudar esse mesmo mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário