quinta-feira, 25 de agosto de 2016

As origens do Islamismo




Na imagem, um Minarete, torre da mesquita de onde o almuáden chama os fiéis muçulmanos para as orações diárias. A frente símbolo que estampa a bandeira da Turquia, país que professa a fé islamita.



O islamismo ( designação da religião do Islã, que significa ''aquele que se submete á vontade de Deus'') inspira multidões e se expande cada vez mais. Hoje é a religião que mais cresce no mundo. No final do século xx, ultrapassou o catolicismo em número de fiéis. Já há mais de um bilhão de muçulmanos ( do árabe muslim, que significa ''submisso'') no mundo. Esse crescimento se verifica até mesmo em áreas tradicionalmente cristãs, como a Europa, a África Ocidental e os Estados Unidos.
Na Alemanha, eles são atualmente cerca de 3% da população, em sua maioria imigrantes de origem Turca. No Brasil, estima-se que já exista meio milhão de muçulmanos, principalmente nas cidades de São Paulo, Brasília e Foz do Iguaçu. Em geral são descendentes de árabes e negros, todos empenhados em manter suas raízes islãmicas.

O islamismo teve sua origem na península Arábica no século 7 d.c. A religião traz herança das religiões judaica e cristã.
Maomé, profeta do islamismo, pregava a existência de um só Deus, Alá, e defendia a jihad, esforço pela fé.
Em 622, migrou de Meca ( na atual Arábia Saudita) para a cidade de Medina. Essa migração ficou conhecida como Hégira e foi adotada como o ponto de partida do calendário muçulmano.
Em 630, Maomé retornou a Meca e transformou- a no principal centro religioso do islamismo. A Caaba, templo que contém a ''pedra negra'' sagrada das antigas religiões árabes, foi preservada como referência central do islamismo.
Após a morte de Maomé, ocorreu uma divisão entre xiitas, que seguiam exclusivamente o Corão, e sunitas, que aceitavam a Suna e o Corão como livros sagrados.
Os califas, líderes político-religiosos, articularam a expansão muçulmana justificando-a pela jihad. O domínio árabe espalhou-se pela costa do Mediterrâneo, chegando á península Ibérica, por onde os árabes pretendiam avançar sobre a Europa Ocidental. Eles foram barrados pelo exército franco na batalha de Poitiers (732), no sul da França.
Na esfera cultural, os árabes desempenharam papel central na propagação da cultura grega durante a Idade Média e no desenvolvimento da matemática, da astronomia, da medicina , da arquitetura e da química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário