domingo, 11 de setembro de 2016

As abelhas podem ser extintas por causa dos agrotóxicos























As abelhas são os principais polinizadores do meio ambiente, sendo que 73% das flores de todo o planeta são dependentes destes insetos.
Nos últimos anos está acontecendo uma grande mortalidade de abelhas no mundo, as causas são muitas: utilização de agrotóxicos, ácaros parasitas, desmatamento, mudanças climáticas etc.. Se as abelhas entrarem em extinção, em poucos anos a população humana também poderá sumir, pois ficaremos sem alimentos, por que os outros polinizadores não dariam conta de todo o processo.
No Brasil, a principal causa da mortandade das abelhas é a utilização de agrotóxicos. Nosso país é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. 
O neonicotinóide é uma das principais causas do declínio da população de abelhas e de outros polinizadores. Aplicado nas sementes de várias culturas e na pulverização periódica, esse pesticida permanece nas plantas conforme elas crescem e matam os insetos que as comem. A quantidade necessária para destruir os insetos é incrivelmente pequena, basta que as abelhas sejam expostas a 05 nanogramas para que a metade delas venha a morrer.
A lei 7.802, de 11 de julho de 1989, rege tudo sobre o agrotóxico (fabricação, venda, aplicação, embalagens e descarte), além de proibir a utilização de substâncias que prejudiquem o meio ambiente. Apesar de o neonicotinóide ser uma dessas substâncias que afetam o meio ambiente, os produtores de agrotóxicos não cumprem essa lei e continuam usando esta substância.
proposta é substituir o neonicotinóide pelo óleo de neem. Esse óleo é extraído da semente da árvore de mesmo nome, além de ser natural, afasta as pragas sem prejudicar os humanos, os polinizadores e os animais de sangue quente.
Se você se importa com os animais e com essa causa ajude nossas abelhas e a você mesmo, assinando essa petição: http://chn.ge/2c27OLQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário